Luke (Paraguai) - A Confederação Sul-americana de Futebol, a Conmebol, sorteou hoje (23), às 12h (Brasília), os confrontos das oitavas de final da Libertadores e também da Copa Sul-americana. Confira abaixo o destino dos Brasileiros Athlético Paranaense, Flamengo, Palmeiras, Grêmio, Internacional e Santos. Confira o vídeo do perfil da Conmebol no Facebook - clique aqui!
Os primeiros colocados de cada chave (à direita) enfrentam os segundos colocados em dois jogos de ida e volta, sendo que os líderes dos grupos têm a vantagem de fazer a partida decisiva para a classificação às quartas em casa.
SORTEIO DEFINIDO! - Guarani (Paraguai) x Grêmio
Independiente del Valle (Equador) x Nacional (Uruguai)
Delfín (Equador) x Palmeiras
Internacional x Boca Júniors (Argentina)
Racing (Argentina) x Flamengo
Libertad (Paraguai) x Jorge Wilstermann (Bolívia)
Athlético Paranense x River Plate (Argentina)
LDU (Equador) x Santos
Destaque para a pedreira que o Internacional pegou logo nas oitavas, o Boca Júniors da Argentina, o segundo maior campeão da Libertadores de toda a história - com 6 títulos - e o maior campeão internacional da América do Sul - com 18 títulos oficiais.
Outro time lascad... quer dizer, que terá vida difícil é o Athlético Paranaense que caiu com o tetracampeão da Libertadores, o River Plate, melhor clube da Argentina na atualidade. O Santos enfrenta a LDU de Quito em duelo de campeões - santos com 3 títulos da competição e a LDU com 1.
Outro jogo complicado - porque argentinos sempre são complicados para os brasileiros - é o atual campeão da América do Sul, o Flamengo contra o Racing de Avellaneda. Duelo difícil, mas o atual melhor elenco do Brasil (na opinião deste blog) é favorito.
Os brasileiros que (teoricamente) pegaram vida menos difícil - nada na Libertadores é "fácil"- foram o Grêmio, que pega o Guarani do Paraguai, e o dono da melhor campanha na fase de grupos, o Palmeiras, que pegou Delfín do Equador.
Palpite do Rei da Bahia FC
Na opinião deste blog, os brasileiros que passam às quartas são Grêmio, Palmeiras, Flamengo e Santos. Inter e Athlético devem ficar pelo caminho, pois encontraram os times atualmente mais acostumados às decisões de mata-mata na Libertadores, super acostumados a enfrentar e (bem frequentemente) a derrotar os melhores times brasileiros, historicamente falando.
Nos outros duelos, Independiente del Valle, atual destaque nas competições Sul-americanas, deve passar pelo Nacional do Uruguai; e o Libertad supera o Wilstermann.
Entre os brasileiros, o Palmeiras tem o caminho mais fácil para chegar à grande final - no papel. Enfrenta o Delfín agora e deve pegar o paraguaio Libertad ou o boliviano Wilstermann - times com menor tradição na competição. Na semifinal é que poderá se encontrar com alguma "pedreira", podendo cruzar com o River (bem mais provavelmente) ou com o Independiente del Valle, um clube que cresceu muito aqui no continente nos últimos anos, com título na Copa Sul-americana mais recente.
Mas estes são só palpites, a coisa se decide mesmo em campo! Que vençam os melhores!
 |
Imagem: Globo Esporte.com |
Paolo Gutiérrez é jornalista e comentarista de futebol e MMA.
Fontes: perfil Facebook Conmebol, site UOL e Google Search
Nenhum comentário:
Postar um comentário