*Aviso Importante: Se pegar ar por causa das piadinhas cretinas com seu time, é pior! Relaxa o esfíncter e dá risada conosco, que dói menos!*
Um amigo meu veio comentar os jogos da rodada 16 do Campeonato Brasileiro [Clique aqui e confira a tabela de classificação e todos os resultados!] comigo e me perguntou o que eu tinha achado de dois jogaços mais sensacionais - Vasco contra Fortaleza e Ceará contra o São Paulo. Naquela de dar uma de jornalista eficiente que não deixou passar um único detalhe falei que achei os dois jogos bons, que realmente os times apresentaram um grande futebol nessas partidas. Aqui no Rei da Bahia FC o Guerreiro não chegô mas foi necessário dar aquele caô, pra não ter passar a vergonha de confessar que não assisti aos jogos. E nem poderia. As duas partidas não aconteceram porque São Paulo e Fortaleza tiveram um compromisso pela Copa do Brasil no início da semana, o que inviabilizou a realização das suas partidas pela rodada do Brasileirão - ainda não foram remarcadas. Claro que eu sempre soube, apenas estava testando se meu amigo estava ligado nos acontecimentos (Huhuhuhuhuhuhuhu...).
Mas quem deu caô mesmo foram os jogadores do Palmeiras, na derrota por 3 a 1 para o poderosíssimo e quase imbatível - e que só está na zona de rebaixamento por algum erro dos deuses do futebol - Coritiba. Pô e foi em casa mano! Tinha jogador do Palmeiras com uma postura tão profissional em campo, que quase largou o jogo para ir pedir um suquinho de beterraba com açaí na cantina do Ananillianz (apelido carinhoso deste blog para o lindo estádio do Palmeiras). Queriam derrubar o técnico Vanderlei Luxemburgo e por isso fizeram corpo mole? Objetivo conseguido se foi o caso. O pobre Luxa saiu pela porta dos fundos mais uma vez na tentativa de emplacar um trabalho bom como técnico no futebol atualizado. Tão atualizado que ele acha que o futebol não mudou nada da década de 90 pra cá.
E se foi MESMO o caso dos jogadores do Porco se esforçarem pra demitir o técnico, foi uma jogada inteligentíssima! Quase brilhante. Agora a imprensa está comentando que o Palmeiras precisa reavaliar o elenco e dispensar uma barca de meia boca que não teria nível para vestir a camisa do clube. Se a diretoria concordar, é o fim do sonho do Mundial pelo Alviverde para esses jogadores. Nossa, muito genial tudo isso.
Imitando o exemplo do Coritiba, mas jogando em casa, o Grêmio continua sua saga em fingir que dá algum valor para o Campeonato Brasileiro, e que de maneira nenhuma larga a competição de lado pra priorizar a Libertadores, e bateu o Botafogo (na palha) também por 3 a 1. Se eu fosse o Botafogo escalava um pôster do Garrincha para a próxima partida e botava para jogar no time titular. Pelo menos trazia de volta alguma coisa da época em que era um time grande e tal - e capaz que o pôster jogava melhor do que alguns dos craques do atual elenco. Sério, velho!
A grandeza do Botafogo está tão altiva que o time conseguiu ser superado pelo Ceará, que NÃO entrou em campo na rodada (juro que eu sabia disso!) e, pasmem, pelo Corinthians - o time lá do Parque São Jorge que tem a incrível média de meio passe certo por partida e que é a atração de circo do campeonato. Senhoras e senhores da plateia, um time que entra só com o goleiro em campo e ainda consegue empatar alguns jogos e no último jogo ainda ganhou! O Timão consegue ser mais espetacular do que o Homem Aranha, sem dúvida.
Pera aí um momento... Para tudo! Eu disse que o Corinthians GANHOU nesta rodada? É isso mesmo produção? Pela estrondosa goleada de 1 a 0 sobre o Athlético Paranaense? E o jogo foi na casa do Athlético???? Mentira!!! Vou acelerar a construção do meu abrigo anti-radiação. O fim do mundo deve estar próxima pela 3ª guerra mundial. O Timão acertou passes (!!!!!!) e fez um gol por evacuação retal (só na cagada mesmo) no mesmo jogo???!!! Impressionante, senhoras e senhores do público. O futebol tem resultados surpreendentes de verdade. Por isso que eu amo esse esporte, cara! (Huhuhuhuhuhuhuhu...)
O jogo 'pé bola' não tem lógica mesmo. Por falar nisso - em lógica -, todo mundo esperava o Santos (o time da Cuca fresca) possivelmente disparar no saldo de gols, aquela vitória acachapante capaz de fazer os comentaristas mais cascudos se perguntarem se não surgiu ali o sério candidato para o título com recorde histórico de gols em todos os tempos, mais da metade deles marcados só nesse jogo e Peixão da Vila vai e... perde o jogo para o Atlético Goianiense por 1 a 0!!!!!! Como assim, truta?! Dentro de casa na mística Vila Belmiro, onde até o Boca Jrs, maior campeão internacional da América do Sul, já tremeu na base!!!! Foi uma bela homenagem do Sardinhas Futebol Clube para os 80 anos de Pelé. O rei deve ter chorado comovido.
Ah não, mas o Flamengo com certeza fez até gol de bunda no Maracanã nesta rodada, até Vitinho deve ter conseguido fingir que é um craque de verdade e fez um hat trick de responsa. Até o massagista deve ter feito gol de bicicleta e... como????!!!! O poderoso Flamengo que ia assumir a liderança do campeonato apenas empatou em 1 a 1 com o penúltimo colocado RB Bragantino????!!!! Assim não dá, meu! Eu desisto desse futebol brasileiro. Só não vou pedir meu dinehiro do pay per view de volta porque eu não paguei - faço parte da pequena parcela da maioria da população que não tem grana pra assistir (o que é que pobre quer assistindo Série A do Brasileirão, não é mesmo? Futebol, como disse o ex-presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil, no ano passado, tem que ser coisa só pra quem tem grana mesmo).
Pelo menos foi engraçado acompanhar o jogo (também) pela transmissão on line da Globo, com o locutor-torcedor decepcionado com o "Mengão querido" empatando vergonhosamente dentro de casa. Quem agradeceu esse resultado foi o líder Atlético Mineiro, que conseguiu um empataço em 1 a 1 sensacional contra o grandioso Tri Campeão da Copa STJD, o Fluminense. Falando sério, empatar em casa com o recordista mundial de subida da série C para a série A em menos tempo, não é pra qualquer um não! Sendo assim, a vaca continua no topo da árvore por mais uma rodada - ninguém sabe como chegou lá em cima e provavelmente uma hora vai cair. (Huhuhuhuhuhuhu...)
Nem adiantou o Internacional fingir que que é um grande vencedor do Campeonato Brasileiro da atualidade derrotando o time do cracaço que rebaixou o Cruzeiro no ano passado, Tiago Neves (olha que vitória maiúscula do Colorado), ganhando do Sport por 5 a 3, e jogando fora de casa, na Ilha do Retiro (nada espiritual).
E em último lugar aqui nesse comentário (juro por meus inimigos sofrendo de hemorroida aguda que foi coincidência, não quis fazer trocadilho) o Goiás emocionou a todos no empate em casa com o Baêa "minha pô**a" em 1 a 1 - após ter feito o gol e ficado com um jogador a mais dede os 34 minutos do segundo tempo. O Goiás está na campanha para ressuscitar a nobre profissão dos guias que orientavam as pessoas no escurinho do cinema e se mantém segurando a lanterninha do Brasileirão firme.
É muito comovente essa linda atitude do esmeraldino. Inclusive estou quase chorando agora finalizando este comentário aqui. E não foi só eu quem se emocionou viu? Os dois técnicos não seguraram a barra de tanta emoção em um jogo só e foram expulsos. O técnico do Baêa foi excluído da partida depois do jogo terminado - seu auxiliar foi expulso também durante jogo.
Mudando de mau para falsete, os técnicos aqui no Brasil andam nervosinhos ultimamente. E eu acho que com razão! Toda minha solidariedade com eles. É um absurdo os juízes, com o auxílio extra rápido do passo de tartaruga do VAR, fazerem marcações certas contra seus times! Onde nosso futebol vai parar com isso? (Huhuhuhuhuhuhuhu...)
Paolo Guitérrez é jornalista e comentarista de futebol e MMA.
Fonte: site Globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário