segunda-feira, 5 de agosto de 2013
Campeonato Brasileiro 2013 - Comentário 11ª Rodada
Rapaz, que Flamengo foi esse? Da água para o vinho em apenas uma rodada! Depois de tomar um chocolate do Bahia na rodada anterior, devolveu com um 3 a 0 sobre o Atléticozinho (troque o primeiro 'o' pelo 'u' e aí terá o nome que o time está merecendo neste campeonato) de Minas, e podia ter sido pior! O atacante Nixon, além ter botado uma bola no travessão, parece que anda querendo ganhar uma blusa do "Inacreditável Futebol Clube". Perdeu um gol embaixo da trave e depois ainda se jogou na rede para ver se de repente o juiz marcava o gol. Faltou alguém avisar para ele que a bola que tem que atravessara linha no retângulo de 3 é a que ele tentou em vão chutar. Ou talvez ele entrou em campo determinado a estufar as redes DE QUALQUER MANEIRA, e levou a prerrogativa a sério demais. Mas como ele fez um gol e jogou muito bem, está perdoado. E o Atlético MG parece estar querendo sair do futebol para o MMA, já que ultimamente tem se prestado ao papel de um legítimo saco de pancadas.
Agora MMA teve foi no Grenal. Empolgadíssimos com as performances de José Aldo e da baiana Amanda Nunes no UFC Rio 4, disputado no sábado, os jogadores deram um belíssimo espetáculo do mais genuíno futebol artes. Artes marciais! Teve mais pancada e expulsão do que gols - apenas 2 no magro 1 a 1. Qualquer dia desses vão ter que contratar sparrings faixas preta de Muay Thai e Jiu jitsu para complementar o treino dos jogadores de Grêmio e Internacional. Ou os técnicos explicam melhor o que querem realmente dizer quando, durante as conversas motivacionais, falam que o jogador tem que entrar em campo "com sangue no olho" e etc. Explicar que "brigar por uma posição" melhor na tabela" ou "lutar até o fim para vencer as partidas" é no sentido figurado e tal.
E o Corinthians, hein? Incrível! O time anda fazendo gols nas partidas agora! Depois de passar em branco até contra o São Paulo, agora anda fazendo dois gols por jogo (pelo menos nas duas últimas rodadas). Imaginem que até o Paolo Guerrero fez gol no 2 a 0 sobre p Criciúma. Brincadeira! O peruano é bom de bola, apesar de que o gol foi de pênalti, onde talvez até minha avó marcasse o gol. Mas levando-se em conta que o Fred perdeu o segundo pênalti consecutivo e ainda o segundo rebote de pênalti consecutivo, contra o Cruzeiro na rodada passada e agora contra a Ponte Afrodescendente (ou Ponte Preta, para quem não gosta do 'politicamente correto'), então dá para dizer que o atacante peruano do Corinthians teve méritos. E dá para dizer também que o Peru doeu um pouco no Criciúma nesta rodada. Só que com o golaço que Renato Augusto fez, não dá para dizer que perdeu feio. Com um gol bonito daqueles. E o Fred pode tentar ver se já não entrou para o livro dos recordes, apesar de que o ex-jogador argentino Palermo com seus 3 pênaltis perdidos numa mesma partida é insuperável. É, nisso o futebol argentino ainda ganha do brasileiro atualmente.
No mais, o Atlético Paranaense derrotou o Goiás, por 2 a 0, depois de ter derrotado o Atlético MG na rodada passada. As más línguas, especialmente as cruzeirenses, dirão que o Furacão do Paraná deu sorte nos dois últimos jogos porque só pegou time fraco. Puxa vida, que maldade! O Goiás não está tão mal assim na competição. O torcedor do Cruzeiro só diz isso porque o time ganhou do Alex Futebol Clube... quer dizer, do Coritiba no sábado, por 1 a 0. Outra maldade dos comentários maldosos do pessoal. Só porque o Coritiba não ganhou sem seu craque, o meia Alex, não quer dizer que o time não possa ser competitivo sem ele. E é bom mesmo que seja, porque o meia está em fim de carreira e vai desfalcar o time em várias rodadas daqui até o fim da competição.
Mas quem está em fim de carreira jogando um bolão é o Seedorf. Marcou um belíssimo gol na vitória de 3 a 2 sobre o Vascozão (pessoal, nada de trocar o primeiro 'o' pelo 'u' de novo, hein?!) e mostrou que realmente no nosso futebol não tem esse negócio de o jogador só vir atuar da Europa para cá quando está velho e acabado. Há jogadores velhos e acabados ainda dando um caldo. Veja o caso de Juninho Pernambucano no Vasco. Se deixarem, ele passa 3 décadas no time sendo o principal jogador. Ele até tentou encarnar o espírito do 'time da virada', como chamam seu time os vascaínos e protagonizou um belíssimo lance no primeiro gol do Vasco, fazendo um giro que deixou três jogadores botafoguenses sem norte e sem sul e tocando a bola para o atacante André marcar. De novo, as más línguas (flamenguistas provavelmente) dirão que Juninho na verdade tropeçou no meio dos jogadores adversários e levou sorte no lance. Mas o autor deste Rei da Bahia FC discorda desta avaliação.
No mais o Santos pôde descansar de tomar de 4 vezes dois e teve seu jogo com o Náutico adiado (por conta do treino que fez com o Barcelona recentemente). Náutico que também descansou um pouco de servir de treino para os outros times, já que a lanterna está pesada demais no Brasileirão deste ano. E o Vitória evitou mais uma derrota e conseguiu uma bela vitória (como bem frisou o Tadeu Schimdt ontemnos gols do Fantástico) sobre a Portuguesa (por 2 a 1), que anda parecendo mais nome de pizza na competição deste ano, pois todo mundo está comendo seu pedaço de 3 pontos quando enfrenta o time Paulista.
Paolo Gutiérrez é jornalista e comentarista de futebol e MMA.
Clique aqui e confira a tabela de classificação do Brasileirão 2013 atualizada!
Fonte: Site Globo.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem eu tenho visto com muita garra e alegria no jogar é Seedorf.Apesar de torcer pro Corinthians sou fã dele. Do mais, os times baianos estão lá na frente. Não se sabe daqui em diante, já que os times começaram a cair na real e a buscarem melhores aproveitamentos. Só sei que as rodadas começaram a ficar mais emocionantes, já estava parecendo um peladão de bairro.
ResponderExcluir