quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Bahia e Sport se classificam; Copa do Brasil tem confrontos de tirar o fôlego

Bahia fez uma força danada para se classificar ontem
Bahia empata melancolicamente em 0 a 0 com a máquina de vitórias da Portugesa (adversário duríssimo, gosto sempre de lembrar) e, depois que o torcedor deu uma cochiladinha básica nas arquibancadas da Arena Fonte Nova, se classifica para a próxima fase da Copa Sul-americana. Agora vai encarar o Nacional de Medelín (Colômbia) pelas oitavas de final da competição. Já tinha um tempinho (bem pequeneninho) que o tricolor soteropolitano não saía do país para disputar uma competição oficial. Uns curtos 24 aninhos. Demorou só um pouquinho de nada.

Surpreendente o resultado entre Náutico e Sport. O Náutico GANHOU (incrível, no futebol tem de tudo mesmo!!!) por 2 a 0 do Sport, levou a decisão para o teste cardíaco dos pênaltis e acabou perdendo por 3 a 1 (aaaaaah, cabô a novidade...). O Sport, junto com o Bahia, tem agora a missão de levar o Nordeste ao seu primeiro título internacional de expressão e encara o Libertad, do Paraguai. Os duelos das oitavas da  ainda não tem data nem mandos de campo de definidos. (Clique aqui e confira a tabela completa da Copa Sul-americana!)



Copa do Brasil tem duelos emocionantes

Cruzeiro não alcança classificação contra o Flamengo
O Flamengo, fora ser um time que, segundo os torcedores de times rivais, defeca pacotes de no mínimo 50cm comprimento (por 30cm de diâmetro!), é realmente um time de decisões. Ontem, no Maracanã, o Cruzeiro foi sentar na vantagem de 2 a 1 que tinha construído na semana passada em casa, mas acabou por sentar em algo mais dolorido, sem dúvida. A desclassificação depois da derrota por 1 a 0 para o rubro-negro carioca, no critério de desempate (Flamengo fez mais gol na casa do adversário), com o gol de Elias aos 42 minutos do segundo tempo, teve aquela sensação de que o Cruzeiro veio mesmo para ganhar na competição... experiência para a edição do ano que vem.

Teve até chance de fazer o que seria o gol da classificação, mas abdicou de atacar um adversário tecnicamente inferior (o próprio Flamengo admite isso) e agora submeteu seu torcedor a ter que engolir da torcida adversária o sapo... ou melhor, o urubu goela abaixo sem depenar ou tratar as tripas. Na certa, o time de Belo Horizonte estava querendo se concentrar só no Campeonato Brasileiro, onde é líder isolado da competição (deve ser isso!).

Pato anda com vergonha do ataque corintiano ultimamente
E o Corinthians, quando chegou na Copa do Brasil este ano, apertou sem querer o botão "Com Emoção" no menu. Fez os 2 a 0 de que precisava no primeiro tempo (até Pato fez gol! Pensa aí...), perdeu um caminhão de gols, mas chegou a ser ameaçado durante a partida pelo Luverdense (MT), com defesa espetacular de Cássio e tudo mais. Perto do fim do jogo, depois dos 40 minutos do segundo tempo, ainda deu dois escanteios para o adversário. Uma bolinha vadia, daquelas meio "pombo sem asa" poderia ter calado o Pacaembu ontem. Mas deu tudo certo e  ficamos até com a impressão de que o "Timão" sabe mesmo jogar futebol do meio de campo para frente.    

Mas, entre os times que sabem marcar gol, emoções com alta qualidade garantida! O Botafogo empatou em 2 a 2 com o Atlético MG e Seedorf mostrou que até mesmo um velho (um pouquinho) acabado pode fazer a diferença numa competição tão disputada quanto a Copa do Brasil. Ele, que quando o jogo começa opta sempre pelo "coroa" quando o juiz vai jogar a moedinha para cima, participou dos dois gols do Bota e mostrou que nunca é tarde para fazer nada na vida. Pior para o velho (um pouco mais) acabado do Atlético MG, Ronaldinho Gaúcho, que até jogou bem no primeiro tempo, mas vai ter que se contentar em disputar o Mundial de Clubes no fim do ano - Brasileirão está difííícil e Copa do Brasil 2013 só se for em outra dimensão do espaço e do tempo.

O Fluminense chegou mesmo a declarar antes do jogo que preferia não ter que decidir a vaga nos pênaltis. E conseguiu seu objetivo! Perdeu logo de 2 a 0 para o Goiás e não permitiu ao seu torcedor passar por mais sofrimento e agonia além dos 90 minutos. Com mais eficiência ainda nessa missão atuou o Palmeiras ontem.Tomou logo de 3 a 0 do Atlético Paranaense e mostrou o valor dos times da segunda divisão, como tinha se proposto no início da temporada (algo assim como o real perante o dólar, ou coisa parecida). O Santos estava determinado a "engrossar o caldo" para o Corinthians nas quartas de final. Tomou de 2 a 0 ontem e deixou o Grêmio passar de fase para o rival ter menos chance de chegar à semifinal. Muito inteligente, deixou o time mais capacitado se classificar.

Hoje à noite o Vasco enfrenta o Nacional do Amazonas em partida dificílima, depois de ter vencido o primeiro jogo na casa do adversário por 2 a 0. Pode até perder por um gol de diferença que classifica, e só o 2 a 0 para o time de Manaus leva a disputa para os pênaltis. Num resultado extremamente provável, o Nacional faz 3 gols de diferença e passa pelo time carioca. E também hoje o Salgueiro de Pernambuco deve mostrar seu talento para escola de samba e "dançar" na competição. Precisa fazer 4 gols de diferença no Internacional para se classificar, ou ganhar exatamente por 3 a 0 para levar a disputa para os pênaltis. Hoje, os grandes estão tranquilos e os pequenos terão que mostrar que o sangue de Jesus tem mesmo poder. (Clique aqui e confira a tabela completa da Copa do Brasil 2013)

Paolo Gutiérrez é jornalista e comentarista de futebol e MMA.

Fonte: Site Globo.com          
         

Leia também:

Saiu a tabela da fase de grupos da Liga dos Campeões!

Ribéry supera Messi e é o melhor da Europa!

Carlos Alberto é condenado a suspensão por doping!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário