quinta-feira, 1 de agosto de 2013
Campeonato Brasilero 2013 - Comentário 10ª Rodada
Vamos pelo ditado popular. O Flamengo pareciiiia que jogava melhor que o Bahia no jogo de ontem. Pareciiiia que ia fazer um jogo duro. Pareciiiiia que ia impor seu jogo memo na casa do adversário. Seu goleiro, Felipe, pareciiiia que estava numa noite iluminada. Aprendemos que nem tudo que parece é. O Bahia, na linguagem dos lutadores de Jiu-jitsu e MMA, passou o carro no rubro-negro carioca. Ainda houve o segundo gol que foi comprovadamente ilegal (houve impedimento). Mas levando-se em conta que no campeonato passado a arbitragem anulou um gol legal do Bahia e deu um (inacreditável) pênalti em cima de Ibson, então jogador do Urubu, então não podem reclamar tanto os flamenguistas. Assim, nessa provável justiça divina ao torcedor do Bahia, nada como um dia após o outro. Ou melhor, nada como um brasileirão após o outro.
Para o Bahia, que disputou para não cair para a segunda divisão no ano passado e agora é nada menos que o vice-líder da competição, vale a máxima de que os últimos serão os primeiros. Para o futebol nordestino seria muito bom que o tricolor de Salvador não nadasse para depois morrer na praia. De qualquer forma, se o pior acontecer, o Bahia já está ganhando desde já pontos importantíssimos. Num campeonato disputado como esse, realmente Deus ajuda quem cedo pontua. Tomara que aconteça o melhor! Já faz tempo que não se vê uma campanha de encher os olhos.
Por falar em 'olho', era bom lembrar ao São Paulo, que mesmo não tendo disputado brasileiro ontem nem hoje que está na hora de não deixar para amanhã o que deve fazer hoje. Foi derrotado pelo Bayern de Munique da Alemanha ontem (2 a 0) e pelo Milan (1 a 0) hoje, no torneio amistoso de Munique, ampliando para 14 jogos o jejum de vitórias. Sendo assim, em terra de cego, quem tem um Juvenal vai mal. Era bom a nação sãopaulina abrir os dois olhos e depressa. A continuidade de um presidente ou de uma mesma forma de gerir um clube definitivamente não faz bem aos times brasileiros.
Exemplos disso não faltam. O Corinthians teve Dualib muito tempo e chegou à segunda divisão. O Vasco manteve Don Eurico Miranda por décadas, chegou à segunda divisão e até hoje está se recuperando financeiramente. O Palmeiras esteve com a filosofia de um grupo de italianos que mais vivem brigando entre si do que promovendo o time e está onde está O murro em ponta de faca doeu um bocado nas torcidas desses times.
Por falar em Corinthians, até que enfim o ataque do alvinegro paulista desencantou. Antes tarde do que nunca. Na atual fase que se encontra, o 2 a 0 sobre o Grêmio pode ser considerado uma goleada monumental. Até deixou de ser o pior ataque do campeonato com 8 gols. É claro que é um mero detalhe o Náutico, agora pior ataque com apenas 7 gols marcados, não ter jogado na rodada, já que o jogo com o São Paulo foi adiado. O engraçado é que neste caso corintiano, a máxima de que quem não faz toma, não se aplica já que o time tem a melhor defesa do campeonato, com apenas 5 gols sofridos. É, no quesito finalizações podemos dizer que o Corinthians está, literalmente, pagando o Pato (e caro!).
E no duelo dos Atléticos, ganhou o primo pobre, o Paranaense sobre o Mineiro. Se o lema do estádio do campeão da Libertadores 2013 era "Independência ou Morte", o Galo escolheu a segunda. E de virada que, como diz o povo, é mais gostoso! E não tem aquela desculpa de que está tudo bem porque foi campeão das Américas. Afinal de contas, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. O Atlético MG tem só 10 pontos ganhos e só não está na zona de rebaixamento porque está difícil ser pior que o Flamengo até o momento. Par ao Galo, eu só digo uma coisa: não lhe digo é nada!
De resto, o Criciúma empatou com a Portuguesa fora de casa depois de estar perdendo, e aí mais vale dois pontos voando do que nem sequer um ponto na mão; o Fluminense voltou a vencer o Cruzeiro, por 1 a 0, numa vitória magra e suada - mas em cavalo dado não se olha os dentes; e o Coritiba mostrou com uma virada monumental (de 5 a 3) sobre a Ponte Afrodescendente (o "Preta" podia parecer politicamente incorreto) que o jogo realmente só acaba quando termina. Vitória e Botafogo, Vasco e Goiás ainda estavam jogando até o momento desta postagem. Mas precisei publicá-la logo, porque a final de contas o tempo não para.
Paolo Gutiérrez é jornalista e comentarista de futebol e MMA.
Clique aqui e confira os resultados da rodada e a tabela de classificação atualizada!
Clique aqui para conferir o resultado de Botafogo e Vitória!
Clique aqui para conferir o tempo real de Goiás e Vasco! (até as 22h50)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário