sábado, 10 de agosto de 2013

O melhor ataque é também a defesa

Neymar comemora gol contra a Malásia
Como diria a sabedoria de rua soteropolitana numa hora desatas, de nada adianta "brocar" na frente ('de com força') e ser "brocado" atrás (sem vaselina, ainda por cima). Dói muito no time e na torcida. Vejam o fantástico Barcelona, por exemplo. Hoje pela manhã teve um amistoso contra a Malásia. Os menos otimistas talvez esperassem alguma outra supergoleada para entrar nos anais do futebol na lista dos placares mais elásticos da história. Em vez disso, quase que os "anais" foram em sentido mais glúteo, por assim dizer. Um magrinho 3 a 1 (grandes times grandes exigências) e a Malásia assustou no início do jogo, chegou a botar uma bola na trave (!!!!!) quando o jogo ainda estava com placar zerado. Se Fábregas fez o primeiro gol para o Barça, logo em seguida a coisa não ficou bem para a nádegas (só para rimar de forma cretina) do time catalão. A Malásia empatou (?????!!!!) o jogo e teve chances até para virar (!!!!!!!!!!!?????????).

Super Messi Man não estava em campo, poupado por excesso de carga muscular, mas Homem (sem) Ferro Neymar estava em campo e aliviou a barra. Depois de ter participado do primeiro gol, ele marcou seu segundo gol com a camisa do Barcelona. Após receber passe dentro da área, o ultra cracaço brasileiro girou e bateu de canhota para botar o atual campeão espanhol de novo na frente. Depois, no segundo tempo, o Barcelona deu uma de Corinthians, já satisfeito com o placar simples, desacelerou o ritmo, marcando apenas mais um gol com Piqué.  (Clique aqui e confira mais detalhes do jogo do Barcelona!)

Nesse jogo, que marcou o fim da turnê (quase musical) do time pela Ásia, ficou claro que de nada adiantará ter a dupla dinâmica Messi e Neymar em campo (na qual ainda não descobrimos quem fará o papel de Batman ou de Robin) e ter uma defesa Super Mãe. Na UEFA Champions League o Barça dos jogadores heroicos terá equipes com ataques muito mais competentes que o da Malásia pela frente. E o final da historinha pode não ser necessariamente feliz. Sim porque o Campeonato Espanhol só tem o Real Madri mesmo para desafiar e dá para ser campeão mesmo perdendo para o rival (como na temporada passada).

Exemplos para ilustrar como ter uma lança de ferro na frente e uma armadura de veludo cor de rosa protegendo a bunda pode ser prejudicial não faltam. A seleção brasileira de 1982 tinha quase uma liga da justiça de super heróis jogadores na frente, com Falcão, Júnior, Sócrates e Zico, mas a defesa deu uma de mocinha indefesa e a Itália com Paolo Rossi empurrou o mais melancólico 3 a 2 da história da seleção canarinho nas copas. O Corinthians em 2005 tinha os Lions e Pantros (Thundercats, para os leitores e leitoras que tiveram infância) Nilmar, Tevez, Carlos Alberto e Gustavo Neri na frente, mas atrás tinha os Snarfs (que pareciam mesmo gatinhos precisando de ajuda para descer da árvore) Betão e Marinho.

O resultado foi uma desclassificação vergonhosa nas oitavas de final da Libertadores de 2006 com 3 a 1 para o River Plate da Argentina. No ano seguinte, a defesa fraca faria de novo o papel de heroína para as torcidas dos times adversários e seria um dos fatores principais para o rebaixamento da equipe para a segunda divisão. O Barcelona sabe que o melhor ataque também é a defesa e que o navio de desbravadores precisa resistir aos tiros de canhão dos adversários, se não pode entrar água nos planos do time.

Tanto assim, que tentou nos últimos meses contratar Tiago Silva, zagueiro titular da Seleção Brasileira e do Paris Saint Germain (França), e David Luiz, apontado por muitos como maior zagueiro do mundo, titular do Chelsea (time líder do ranking mundial de clubes da IFFHS) e também da Seleção do Brasil. Tiago foi blindado e não irá para o Barça. David Luiz também não, segundo declarações recentes do técnico do Chelsea.

Paolo Gutiérrez é jornalista e comentarista de futebol e MMA.

Leia também:

Benfica tenta contratar goleiro da Seleção Brasileira!

Resultados do futebol europeu e outros campeonatos pelo mundo!

Vídeos da cobertura do Mundial de Atletismo!

Fonte: Site Globo.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário