terça-feira, 13 de agosto de 2013

Mundial de Atletismo: Brasileira não consegue defender título no salto com vara

Fabiana Murer termina a competição em 5º lugar e Isinbayeva é campeã em casa

Fabiana Murer lamenta a desclassificação no Mundial
Campeã mundial no salto com vara em 2011, a campinense Fabiana Murer não conseguiu repetir o feito na tarde de hoje e terminou em 5º lugar na modalidade. Nos primeiros saltos, a brasileira conseguiu passar das barreiras de 4,55m e 4,65m, mas caiu em cima do sarrafo ao tentar superar a marca dos 4,75m. Ela tinha muita confiança na vitória, mas o dia foi mesmo da russa Yelena Isinbayeva, que superou a marca dos 4,89m e sagrou-se campeã mundial pela terceira vez na carreira. A esses feitos se somam o recorde mundial de 5,06m e duas medalhas de ouro em Olimpíadas. O triunfo acontece justamente na última competição antes da russa interromper a carreira para tentar engravidar. (Clique aqui e veja o vídeo, fotos e outros detalhes da vitória de Isinbayeva!)


Isinbayeva comemora a conquista do 3º mundial da carreira 
Em segundo lugar ficou a atual campeã olímpica, a americana Jennifer Suhr, e em terceiro a cubana Yarisley Silva. Apesar da derrota, Fabiana Murer já está classificada para outro grande evento do atletismo internacional, o Mundial Indoor Spot, a ser disputado na Polônia, no ano que vem. A brasileira tentou o seu melhor, mas não conseguiu avançar nas finais por um mero detalhe: na hora do salto, o poste precisava estar mais próximo da base das barras, segundo declarações da própria atleta, após a desclassificação. (Clique aqui e confira a entrevista de Fabiana e o salto que a desclassificou na final!) 

Fabiana Murer não tem de quê se lamentar. A derrota de hoje foi numa disputa que envolve as melhores do mundo nesta modalidade do atletismo, sendo que uma das melhores de todos os tempos encerrava o seu ciclo de conquistas (pelo menos por enquanto) saltando em casa. A russa chamou  a sua motivação máxima numa circunstância que favorecia isso. E como é um grande talento do atletismo, dificilmente não conseguiria a vitória. Toda a torcida para que as lágrimas de lamento da brasileira hoje sejam lágrimas de alegria nos próximos desafios (entre eles o ciclo para chegar às Olimpíadas aqui no Brasil em 2016), para os quais haverá muito tempo para se preparar e corrigir os erros.

Amanhã, às 14h50m (hora de Brasília) tem mais brasileiro disputando decisão. O gaúcho Anderson Henriques se classificou para a final da corrida dos 400m rasos e joga todo o seu preparo em busca de uma medalha no primeiro mundial que disputa na carreira. Vale a pena conferir! Para quem não tem acesso ao Sportv, o site Globo.com transmite o tempo real da decisão! 

Paolo Gutiérrez é jornalista e comentarista de futebol e MMA.

(Clique aqui e confira a agenda completa do Mundial de Atletismo 2013!)

Fontes: Wikipédia, Site Globo.com e Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário