terça-feira, 6 de agosto de 2013

Copa do Brasil define os confrontos para as Oitavas de Final

Sorteio de hoje da Copa do Brasil
Em sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no início da tarde de hoje, terça-feira, 3, em um hotel da Zona Oeste do Rio de Janeiro, foram definidos os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil 2013. A competição, realizada exclusivamente em disputas de mata-mata (só duelos de eliminação direta com confrontos de ida e volta), teve novidades este ano. A primeira é que deixou de ser um campeonato exclusivo do primeiro semestre do ano para ocupar toda a temporada, a exemplo do que acontece com a Copa do Rei, na Espanha. Além disso, os times brasileiros que disputaram a Taça Libertadores da América passam a disputar Copa do Brasil também (até o ano passado ou participavam de um ou de outro). A última é que agora dois times do mesmo estado não podem chegar à grande final, provavelmente para impedir que cariocas e, principalmente, paulistas monopolizem a disputa deste ano.

Um novo sorteio será realizado ainda hoje, às 16h, para definir datas, horários e locais das partidas (Clique aqui e confira o resultado do sorteio com os mandos de campo!). O Corinthians enfrenta o Luverdense, do Mato Grosso. Quem vencer, enfrentará o ganhador da disputa entre Grêmio e Santos. O Internacional enfrenta o Salgueiro de Pernambuco, em duelo cujo vencedor enfrenta o classificado entre Palmeiras e Atlético Paranaense.

Na outra chave, Fluminense ou Goiás enfrentarão ou Vasco ou Nacional do Amazonas e o campeão da Libertadores, Atlético MG precisará superar o Botafogo para enfrentar ou Flamengo ou Cruzeiro. Devido ao alto índice de disputa que caracteriza o futebol brasileiro, não dá para indicar o favorito ao título. Inclusive entre os considerados pequenos que estão na disputa (Luverdense, Salgueiro e Nacional do Amazonas).

Tanto assim que o clube paulista Santo André, que atualmente disputa a série A2 (segunda divisão) do Campeonato Paulista e a série D (quarta divisão) do Campeonato Brasileiro, já foi campeão em cima do Flamengo em 2004. Outro clube que chegou à glória no segundo campeonato mais importante do Brasil, foi o Paulista de Jundiaí, que após ser rebaixada para a série C (terceira divisão) do Campeonato Brasileiro em 2007 (e que atualmente sequer disputa o nacional) , ganhou a Copa do Brasil em cima do Fluminense, em 2005. Outra "zebra" que merece destaque é o Juventude de Caxias do Sul, atualmente disputando a série C do Brasileirão, e que também tem uma Copa do Brasil em cima do Botafogo, conquistada em 1999. Entre os grandes paulistas, o Corinthians foi derrotado pelo Sport Clube do Recife em 2008.

Esses times menores tem Copa do Brasil no currículo enquanto que equipes tradicionais do futebol brasileiro (a exemplo de São Paulo, Atlético MG, Bahia e Botafogo) nunca tiveram a honra de levantar esse troféu. Aqui no Brasil, a Copa do Brasil só perde em importância para o Campeonato Brasileiro e classifica o campeão para a cobiçada Libertadores da América, competição do futebol de clubes mais importante de todo o continente americano.          

Paolo Gutiérrez é jornalista e comentarista de futebol e MMA.



Fontes: Wikipédia e site Globo.com                                                                                                           







Nenhum comentário:

Postar um comentário