sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Boletim Gracie Barra Conquista (nº 2) - Arte suave promove educação alimentar




A nutrição é definida como o processo biológico pelo qual os seres vivos assimilam nutrientes e energia para o funcionamento geral e manutenção de seus organismos. O conjunto de alimentos que os animais comem, incluindo os seres humanos, é chamado de 'dieta'. Uma dieta equilibrada é cientificamente comprovado ser fundamental para a saúde do corpo e da mente. É preciso oferecer às nossas células o máximo de nutrientes úteis que viabilizem seu bom funcionamento.

No entanto, uma correta forma de se alimentar, mesmo hoje, com tantos conhecimentos adquiridos pelas ciências nutricionais, passa longe dos hábitos da maioria dos seres humanos. As consequências se refletem em uma cultura da excessiva valorização dos alimentos gordurosos, de açúcares processados, consumo de sal muito acima do que o organismo necessita e grande quantidade de alimentos industrializados.

Um exemplo dos danos dessa cultura alimentar é o excesso de peso, um mal que atormenta grande parte da população. Estima-se que no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), há mais de 40 milhões de crianças com menos de cinco anos com peso acima de um padrão saudável. Em 2009, cercad de 21,7% (em torno de 31,2 milhões de pessoas!) dos brasileiros entre 10 e 19 anos  estavam com excesso de peso. Em 1970, esse indice era de apenas 3,7% (aproximadamente 6,6 milhões de pessoas).

Um bom Jiu jitsu depende de dieta saudável
Frente a números como estes, a Organização Mundial de Saúde (ONU) estabeleceu, em maio deste ano, uma resolução fixando metas para o combate à obesidade até o ano de 2020. Entre as medidas, está o combate ao ongestão excessiva de gorduras, açúcar e sal, combinado com o maior estímulo à prática de atividade física. Há um esporte que é ideal para atingir esse fim. Enquanto filosofia de vida o Jiu jitsu é a arte marcial que, com certeza, melhor promove a equação recomendada pela ONU para evitar males do coração e outras doenças decorrentes do excesso de peso.

Entre os anos 1930 e 1940, um dos fundadores das bases do Jiu jitsu brasileiro, Carlos Gracie desenvolveu uma dieta à época revolucionária. Seu objetivo inicial era evitar males menores que o acoemtiam, a exemplo de enxaquecas provenientes do mau funcionamento do fígado. Aos poucos, percebeu que a mudança promovida em seus hábitos melhorou sua performace de combate nos tatames, ajudando-o a alcançar um corpo atlético e uma maior fluidez de movimentos e de reaciocínio nos combates.

Carlos Gracie
Carlos Gracie testou a dieta que tinha desenvolvido na própria família, principalmente entre os irmãos, entre os quais Hélio Gracie, considerado o fundador do Jiu jitsu brasileiro em si, se tornou o maior defensor da rotina alimentar que focariam mudialmente conhecida como "Dieta Gracie". Depois de mudar sua família inteira, como o próprio Carlos afirmou certa vez, a família Gracie se empenhou em tranmitir essa filosofia alimentar também aos seus alunos.

A dieta consiste basicamente em evitar "envenenar o corpo" com substâncias inúteis, não deixá-lo doente e estabelecer a combinação correta dos alimentos, mantendo o PH da comida ingerida o máximo neutro possível. É fundamental não misturar cereais entre si, gordura com açúcar e alimentos ácidos com nenhum outro. Na época, Carlos Gracie recomendou um intervalo de 4 horas entre cada refeição, voltando a se alimentar somente quando o estômago estivesse vazio.

Hélio Gracie (em cima) treinando
Hoje nutricionistas recomendam que esse intervalo seja de no máximo de 3 horas e que sejam feitas seis refeições de tamanho pequeno a médio durante o dia. Porém, a Dieta Gracie quando foi lançada, segundo membros da família, antecipou conehcimentos que levam em conta, por exemplo, o conceito de radicais livres e o papel benéfico da substância caroteno, presente no mamão e o hábito de consumir açaí em tigela, vitaminas batidas, suco de melancia, agua de coco e o consumo preferencial de frutas no dia a dia.

Essa dieta é considerada responsável pelos feitos heróicos da família nos tatames, entre os quais, a luta épica de Hélio Gracie contra Waldemar Santana em 1955. O combate durou incríveis 3h40min, sendo que Hélio já tinha 44 anos e seu oponente não tinha nem 24 anos completos. De fato, para treinar Jiu jitsu hoje em dia e ter um desempenho satisfatório, a primeira recomendação de seu mestre será a educação dos hábitos alimentares. Treine Jiu jitsu e comprove este benefício em sua vida.

Paolo Gutiérrez é jornalista e comentarista de futebol e MMA.

(Clique aqui e confira o quadro de combinações alimentares da 'Dieta Gracie'!)

Fontes: Wikipédia, Site Gracie Megazine, Site Gracie Diet, Site Brasil.gov.br

                                                
                                                                          

Gracie Barra Conquista

Treine com Lázaro Magnavita, Academia Estação do Corpo, Av. 10 Novembro, próximo à Igreja Nova Sião, Vitória da Conquista (Ba), com Fábio Medeiros, na sede da Urbis I, Vitória da Conquista (Ba), ou procure a academia Gracie Barra Conquista mais próxima de você!

Contato: (77) 8818 - 9297

Nenhum comentário:

Postar um comentário