sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Bahia interrompe jejum e inicia caminhada por título inédito para o futebol nordestino!

Copa do Brasil: Botafogo e Atlético MG fazem jogaço de 6 gols


Até Obina fez gol na Portuguesa ontem
Ontem, pela Copa Sul-americana, o Bahia derrotou a Portuguesa no Canindé pelo placar de 2 a 1. Como também nesta competição, a exemplo da Copa do Brasil e da Libertadores, os gols marcados fora de casa são critério de desempate, o tricolor de Salvador pode até perder por 1 a 0 na partida de volta para se classificar para a próxima fase. Somente o placar de 2 a 1 para a Portuguesa leva a disputa para os pênaltis. Ao time paulista resta vencer por dois gols de diferença, ou qualquer vitória com diferença de um gol, de 3 a 2 para cima (resultado de 4 a 3,  resultado de 5 a 4 e assim por diante). Com esse (importante) triunfo, o Bahia encerra uma sequência de 4 jogos sem vencer, pelo Campeonato Brasileiro 2013. No entanto, o desafio está longe de ser uma pequena vitória sobre um adversário que mais pratica MMA (saco de pancadas) do que futebol - a Portuguesa está na zona de rebaixamento da principal competição nacional, em 18º. Em outras palavras, ainda não podemos bater nas costas do sofrido torcedor do "Baêa" ('minha pôrra', como dizem os apaixonados pelo clube) e dizer: "Até que enfiiiiimmmm, hein? Ganhou uma!".

Nunca um time nordestino venceu uma competição continental (Libertadores, Copa Sul-americana e Recopa Sul-americana). Dada a grandeza dos talentos por aqui produzidos (veja o exemplo de Daniel Alves, natural de Juazeiro na Bahia, lateral da Seleção Brasileira e titular de um "timezinho" aí da Espanha, chamado Barcelona, se não me engano) não é nem um pouco vergonhoso para os clubes da nossa região (é MUITO vergonhoso). Além do Baêa ('minha pôrra'), o seu rival, o Vitória - que também estreou com triunfo sobre o Coritiba,  no dia 21, jogando em casa (1 a 0) - o Sport e o Náutico,  também procuram diminuir a desonra Sul-americana do torcedor do Nordeste brasileiro. No caso dos pernambucanos, estes se enfrentaram no último dia 20, na Ilha do Retiro, no estádio do Sport, e o dono da casa venceu por 2 a 0. A partida foi histórica! Primeiro duelo dos dois em competições internacionais. Bois é! O chamado " Clássico dos Clássicos" é disputado desde 1909, tem 533 partidas realizadas até hoje, e só agora se enfrentam por um torneio "gringo".  Antes tarde do que nunca né?
Felipe Azevedo comemora gol contra o "Nauticú"

Detalhe: o Sport, time da segunda divisão do Brasileirão, ganhou do Náutico, time da série de elite do campeonato nacional. Nenhuma vergonha para o Nauticuzinho, já que clássico é classico (e vice-versa), e teve time da primeira divisão, campeão do mundo e tudo mais, perdendo para time da 3ª divisão por aí. Agora o Sport pode perder o jogo de volta por até um gol de diferença, ou perder por qualquer placar de 2 gols, de 3 a 1 para cima. Só o placar de 2 a 0 para o Náutico leva a disputa para os pênaltis. Ao Nauticuzão (usar o aumentativo agora para ver se anima o lanterna do Brasileirão) só resta vencer a partida por 3 gols de diferença. Boa sorte para o Timbú dos Aflitos (vai precisar!).

Então, como ia dizendo, vexame de uns, mas vergonha para todos. Será que este ano as amadas equipes do Nordeste conseguirão deixar de ser "nossa pôrra" para um deles se tornar nosso "primeiro campeão continental"? Será que conseguiremos dizer para Bahia ou rivais: "Até que enfiiiiiiiiimmm, hein? Ganhou uma COMPETIÇÃO SULAMERICANA"? Não percam os próximos capítulos da (longa) saga dos times do Nordeste brasileiro em busca da diminuição da nossa falta de glória em competições internacionais!

(Clique aqui e confira a tabela completa da Copa Sul-americana 2013!)

Copa do Brasil      

Vitinho e Lodeiro, destaques do Botafogo
E os times continuaram ensinando ao Corinthians como fazer gols nas partidas da Copa do Brasil de ontem. O Botafogo e o Atlético MG deram uma aula verdadeira! O placar de 4 a 2 para o time carioca o deixou em ótima condição para o jogo da volta, mas como sofreu dois gols jogando em casa, no Maracanã, o prejuízo do Atlético permite à sua torcida gritar de novo "Yes, we CAM!". Só o placar de  4 a 2 para o Atlético leva para a decisão por pênaltis. O time mineiro precisa vencer por 3 gols de diferença, ou pelos placares de 2 a 0 e 3 a 1. O Botafogo pode perder por um gol de diferença que ainda se classifica para as quartas de final da competição. Placares com derrota de dois gols, desde que sejam de 5 a 3 para cima, também classificam o alvinegro do Rio de Janeiro. (Clique aqui e confira o outros detalhes da partidaça de ontem!) 

E acreditem, tem campeão mundial que não perde para times que não estão na elite do futebol brasileiro. O Internacional, por exemplo, pegou o Salgueiro (PE) e meteu 3 a 0, metendo bola na trave e tudo mais. Agora, o colorado gaúcho pode perder até por dois gols de diferença para se classificar, ou ser derrotado por um placar de três gols de diferença, de 4 a 1 para cima. Só o resultado de 3 a 0 par ao Salgueiro classifica o time pernambucano para a próxima fase. Jogando em casa, o 'Salgas' vai precisar fazer muuuuito melhor do que o Luverdense fez contra o Corinthians. Mas se marcar um golzinho, já vai entrar para a lista de professores do "Timão" na arte de fazer gols. (Clique aqui e confira a tabela completa da Copa do Brasil 2013!)

Paolo Gutiérrez é jornalista e comentarista de futebol e MMA.

Fontes: Wikipédia e Site Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário