segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

DICA DA SEMANA



Dois duelos movimentam o mundo da bola esta semana. Pelas semifinais da Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2018, amanhã, terça-feira (18), o representante da América do Sul, por ter vencido a Libertadores da América este ano, o River Plate (Argentina) encara o clube anfitrião da competição, o  Al Ain (Emirados Árabes Unidos),no estádio de Hazza Bin Zayed, às 14h30, hora de Brasília.

Na quarta-feira (19), também às 14h30 de Brasília,  é a vez do representante da Europa, por ter vencido a última edição da UEFA Champions League, o Real Madrid (Espanha), encarar o representante asiático, o Kashima Antlers (Japão). Este duelo é muito aguardado por se tratar de uma revanche para os japoneses. Os dois clubes decidiram o título do Mundial de Clubes de 2016, com vitória dos espanhóis de virada na prorrogação. Naquela ocasião, a partida foi emocionante! Os japoneses chegaram a estar vencendo no tempo normal por 2 a 1, de virada, sofreram o empate e tiveram chance de marcar o gol da vitória no último lance do jogo.

Esperança de um campeão não-europeu este ano

Cristiano Ronaldo (CR7), na época atacante do time espanhol, desequilibrou a decisão com 3 gols, evitando o que quase foi um vexame histórico dos europeus na competição. Desta vez, os merengues – como são conhecidos na Espanha – passam por um momento difícil. Desde a saída de CR7 e, principalmente, do técnico Zinédine Zidane, a equipe não reencontrou seu bom futebol e tem amargado resultados negativos recentemente, chegando a estar em quarto lugar no campeonato espanhol, com apenas 60,4% de aproveitamento em 16 rodadas – em temporadas mais inspiradas, esse rendimento estaria de 70% acima.
Mesmo nas últimas partidas do Campeonato Espanhol em que obteve vitórias importantes, os merengues não desenvolveram um bom futebol, chegando a passar dificuldades com times de pouca expressão.

Isso acende a esperança de termos um campeão mundial de clubes agora em 2018 que não seja do continente europeu. Desde que a competição passou a ser organizada pela principal entidade do esporte, a Federação Internacional de Futebol (FIFA), em 2000, tivemos 14 edições da Copa do Mundode Clubes. Em apenas  4 ocasiões, o vencedor foi daqui da América do Sul – sempre brasileiros. A última vez que um não-europeu venceu a competição foi o Corinthians em 2012. De lá pra cá, a Europa venceu cinco vezes, sendo os últimos 4 títulos conquistados pelo Real Madrid, em sequência.

Apesar de ser favorito, todos os especialistas apontam para uma severa possibilidade do Real ser (finalmente) derrotado, interrompendo a hegemonia absoluta desse time e da Europa no Mundial de Clubes.       
Independente do resultado, os duelos a seguir prometem fortes emoções! Reservem os sofás e as pipocas, é a nossa dica para os duelos esta semana.

Paolo Gutiérrez é (meio) jornalista e amante do futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário