terça-feira, 10 de setembro de 2013

Tênis: Nadal vence e brasileiro 'bate na trave' no Aberto dos EUA



Nadal deixa Djokovic literalmente para atrás no US Open
Ontem no fim da tarde, o espanhol Rafael Nadal ganhou o torneio US Open (Aberto dos Estados Unidos) ao bater o sérvio Novak Djokovic por 3 sets a 1 (6 a 2, 3 a 6, 6 a 4 e 6 a 1). Nadal se aproveitou dos alto índice de erros não forçados (quando o tenista cede um ponto em um lance que tinha tudo para acertar) do sérvio. Djokovic falhou em média 3 vezes mais do que seu adversário em cada set. O jogo começou com Nadal a todo vapor quebrando por duas vezes o serviço (quando o tenista que está sacando perde o ponto) de Djokovic e vencendo com tranquilidade. No segundo set, o sérvio conseguiu com muito esforço e concentração quebrar o serviço de Nadal duas vezes (contra uma quebra do espanhol) e venceu o segundo set. No terceiro, tinha tudo para conquistar o set e abrir vantagem na final, mas perdeu a concentração, se perdeu no excesso de erros e viu Nadal voltar a impor seu forte ritmo, virando o jogo depois de estar perdendo por 3 a 1 e arrasando seu oponente no quarto e último set do jogo.

Duas coisas foram fundamentais para a vitória de Nadal, segundo do ranking da ATP, contra o melhor tenista do mundo. Primeiro, nas semifinais do torneio, disputadas na última sexta feira, Djokovic e Nadal enfrentaram tenistas excelentes menos gabaritados. O sérvio suou para vencer o suíço Stanlisas Wawbrinka (10º do ranking) por 3 sets a 2, chegando a estar a ponto de perder uma partida sofrida, que durou 4 horas e 9 minutos. Já Nadal derrotou com facilidade o francês Richard Gasquet, com 3 sets a 0, numa partida tranquila, que durou pouca mais de 2 horas. A vitória heroica de Djokovic cobrou seu preço na final. Contra Nadal, lhe faltou controle mental e paciência, fraquejando visivelmente no desempenho físico e (principalmente) técnico depois de ter atingido o máximo de seu rendimento durante a final. Quando Nadal esteve em situação difícil no jogo, teve tranquilidade para se manter vivo na disputa. Após conseguir equilibrar as ações, se ascendeu psicologicamente e retomou seu ritmo avassalador até o fim do jogo. A partida acabou recaindo em um quesito que Nadal é insuperável: a vibração. Quando o sérvio precisou se superar, o cansaço mental e o coração menos aguerrido que o de seu oponente lhe dificultaram dar uma resposta à altura do desafio que tinha pela frente.

O segundo quesito em que Nadal se apoiou foram suas intermináveis mandingas a cada bola que vai ser sacada. O espanhol puxa a blusa de um lado, depois do outro, dá uma 'soadinha' no nariz, ajeita o cabelo de um lado, soa o nariz de novo e ajeita o cabelo do outro lado. Vira e mexe, dá uma puxada na cueca para tira-la de dentro da bunda antes de todo esse procedimento, num ritual curioso e que, pelos resultados de toda sua carreira, rende ótimos resultados. O vencedor do US Open 2013 é também campeão das 'figuraças' do mundo do esporte!

Brasileiro chega à final das duplas, mas perde por conta de lesão do companheiro

Bruno (à esquerda) passou perto de ganhar seu 1º Grand Slam
O Brasil não tem mais nenhum Gustavo Kurten mas temos outro tenista que vem se destacando significativamente no tênis de duplas. Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya chegaram à final do US Open 2013,  e foram derrotados pelo indiano Leander Paes e pelo checo Radek Stepanek, neste último domingo. Uma lesão nas costas do austríaco fez com que a atual segunda melhor dupla do mundo tivesse um rendimento muito abaixo do esperado, perdendo por 2 sets a 0 (6/1 e 6/3, em 1h12 de jogo).

Apesar da derrota, Soares e Peya receberam um cheque de US$ 210 mil e continuarão  como a segunda melhor dupla do mundo, atrás apenas dos americanos Bob e Mike Bryan. Além disso, como figuram entre as melhores duplas do mundo, estão garantidos nas finais do Circuito Mundial da ATP de 2013, a serem disputadas no final da temporada.

Paolo Gutiérrez é jornalista e comentarista de futebol e MMA.

Fontes: Site Globo.com, Site MSN Esportes, Site UOL Esportes , Site ATP e Wikipédia.

Leia também:

Massa não correrá mais pela Ferrari em 2014!

Muricy é o novo técnico do São Paulo e tem o desafio de evitar o rebaixamento no Morumbi!

Flamengo fica perto de acordo para voltar a mandar seus jogos no Maracanã!

Confira a tabela das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo 2014!
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário