domingo, 1 de setembro de 2013

Campeonato Brasileiro 2013 - Comentário 17ª rodada



Nesta rodada do Brasileirão pudemos constatar uma coisa engraçada na tabela de classificação. Apesar de vencer no último sábado o Bahia pelo placar de 4 a 2, a (pizza) Portuguesa meio que deu uma consolidada na zona de rebaixamento para a segunda divisão. O São Paulo nem se diga, na sua constante busca por feitos inéditos em sua história, anda num namoro galopante com a série B que é uma coisa assim até tocante. Aí a Ponte Preta, que no início da competição ia até bem, resolveu que não queria deixar seus rivais paulistas monopolizarem a ponta maldita da tabela, ficou com inveja, e perdeu as últimas 4 rodadas, com a derrota mais recente para o Grêmio, por 1 a 0, também no sábado.

Agora a tabelinha por ali na turma do fundão, relapsa na escola do futebol brasileiro, que não faz o dever de casa (e nem fora de casa), está parecendo um mini campeonato paulista. Também no sábado, Goiás e Atlético MG até se esforçaram para ver quem jogava pior, já que o futebol apresentado pelas duas equipes nesse melancólico 0 a 0 fez parecer que queriam chegar nessa disputa. Mas nada feito, porque tanto um como outro nem usam a moita da tabela para fazer uma "cagada" (no sentido de "jogar um péssimo futebol") mas também não desocupam a moita onde se esconde seu suposto bom futebol para tentar chegar na parte de cima da disputa.

Aí então se destacou o Fluminense, que, também no sábado, impediu que outro time paulista chegasse ao nível dessa disputa para ficar na parte de baixo da classificação e tomou 2 a 0 do Santos em pleno Maracanã cheio (de vento). No domingo, o Flamengo, carinhosamente apelidado pela torcida corintiana de "Corinthians B" resolveu dar um presentão para o Timão e caiu de 4 a 0 para ajudar Pato, Douglas, Guerreiro e companhia limitada a homenagear a torcida alvinegra pelo aniversário de 103 anos do clube. O Corinthians parece ter encaixado no Fla um novo jeito firme de jogar no ataque. A torcida do time carioca saiu bem dolorida dessa história.

Somado isso com a derrota do Vasco ontem para o líder disparado, o Cruzeiro, por 5 a 3 no Mineirão, os cariocas entram de vez para tentar tomar o lugar dos paulistas já citados nesta crônica na disputa pelo rebaixamento. Afinal de contas, que negócio é esse de deixar esse povo monopolizar o inalienável direito de tentar ser campeão da Série B no ano que vem. O Palmeiras mesmo já está a ponto de conseguir mais esse cobiçadíssimo título para seu currículo este ano.

Dentro dessa lógica, eis que o futebol nordestino reage ao domínio do eixo Rio-São Paulo (do qual são extremos fãs Darino Senna e Thiago Mastroianni da Rede Bahia) e o Náutico perdeu, no sábado, para o Atlético Parananense por 4 a 1, apesar do time do Paraná não ter feito aniversário neste fim de semana. O clube pernambucano veio seriamente decidido a "melar" os planos de cariocas e paulistas e conseguiu a 11ª derrota no campeonato (a 4ª seguida) se consolidando com rara competência na lanterna da classificação.

No resto, o Vitória continua dando alegrias à torcida (dos rivais) e conseguindo resultados extremamente positivos (para os times contra os quais tem jogado). Perdeu do Criciúma por 1 a 0 em casa, talvez já estando de olho na disputa pela ponta (de baixo) da disputa. E o Internacional e o Coritiba desistiram de tentar encostar nos líderes e empataram em 0 a 0 para não correr o risco de chegarem perto demais da zona de classificação para a Libertadores, o chamado G4. O Botafogo parece estar nessa mesma pegada, desistindo de disputar o título com o Cruzeiro, já que empatou com o São Paulo pelo elástico e ultra emocionante placar de 0 a 0.

Éééééé! Parece que este ano os times estão mais empenhados pela ponta de baixo do que pela ponta de cima da tabela de classificação. Nada estranho, já que quem ganha a Séire B passa a ter direito de disputar a Copa Sul-americana da temporada seguinte. E isso porque essa competição classifica o campeão para a Libertadores. Deve ser um novo caminho para o Mundial Interclubes (algo como um "Projeto Tóquio" alternativo) que os times estão visualizando, na certa.

(Clique aqui e confira a nossa teoria na tabela atualizada do Brasileirão 2013!)

Paolo Gutiérrez é jornalista e comentarista de futebol e MMA.

Fonte: Site Globo.com

Leia Também:

Meninas ficam com a prata na disputa por equipes do Mundial de Judô!

Vôlei feminino do Brasil ganha sua nona taça pelo Grand Prix!

Até Robinho faz gol na vitória do Milan sobre o Cagliari!

Pettis se recusa a vagar cinturão recém conquistado no UFC!

Nenhum comentário:

Postar um comentário