segunda-feira, 9 de setembro de 2013
Campoenato Brasileiro 2013 - Comentário do 1º Turno
Enfim, amigos e amigas, chegamos ao fim do 1º turno do nosso amado Campeonato Brasileiro neste ano de 2013. As duas últimas rodadas, a 18ª e a 19ª, fecharam um balanço positivo na competição. Positivo para quem gosta de 'ver o ôco'! Tipo assim, o líder isoladíssimo Cruzeiro ganhou de (apenas) 1 a 0 do Flamengo ontem, o Botafogo deixou o Criciúma sonhar um pouquinho e ganhou de 2 a 1, o Atlético Paranaense empatou em 0 a 0 com o Vasco ficando sem perder pela 12ª rodada consecutiva e o Grêmio foi na pizzaria pedir uma Portuguesa redonda e com queijo em cima. Comeu por 3 a 2 com um pênalti polemiquinho, mas o que importa é vencer. Então, esses 4 times lideram a competição com sobras e devem ser os que disputam o título daqui para o fim.
As equipes já estão definidas, pouco se modificarão para além de alguns técnicos que serão gentilmente convidados a se retirar ("demissão" é um termo muito forte, como dizem na propaganda da Tigre). Já vimos mais ou menos a força que cada um tem e esses que lideram hoje demonstraram estar muito sólidos. Claro que futebol é futebol (e vice-versa) e alguém pode ser acometido de uma grande tragédia e cair do cavalinho do Tadeu Schmidt lá dos gols do Fantástico, qualquer Corinthians ou Internacional (ou outro qualquer) pode acordar de seu sono pesado e flatulento para arrancar incrivelmente e mudar a tendência aí apontada. Mas a briga boa mesmo é do meio da tabela para baixo. Aí sim está bonito! Largaram um cortador de unha (marca 'Unhex') daqueles que tem a lixinha pontiaguda e disseram que quem matar o outro com ele fica na primeira divisão no ano que vem.
O São Paulo por exemplo não está fazendo uma campanha vergonhosa segundo suas tradições de "Bigger Dick" nas competições que disputa. A torcida corintiana por exemplo está achando tudo ótimo. Nem se importou muito com o igualmente nada vergonhoso empate com o lanterna Náutico em um melancólico 0 a 0 em pleno "Placar de Umbú" (apelido carinhoso para o estádio que o Corinthians manda seus jogos até o estádio que o governo está lhe dando fique pronto). Por isso, o 2 a 0 que SPFC ("Saco de Pancadas Futebol Clube", segundo piadas que circulam pelo facebook) tomou do Esporte Clube Alex (Coritiba) não é motivo para vexame.
Vexame é o massagista da Aparecidense entrar em campo e impedir o gol do Tupi pela série D do Brasileirão, o Tupi ser desclassificado por conta do lance e não acontecer simplesmente nada, o placar da partida ser mantido e o massagista rir da cara do futebol brasileiro declarando que fez mesmo e que o resultado deveria era ser mantido. Mas não há motivo para preocupação! Logo logo massagistas e gandulas estarão fazendo o mesmo também na série A do Brasileirão, não demora e alguma final de Libertadores será decidida dessa maneira. Por isso, o torcedor do São Paulo pode ficar tranquilo e levar a coisa (hummmmmm!) sem dores. Até o apelido "Bambi" já meio que se desgarrou do time do Morumbi depois que o atacante do Corinthians, Emreson Sheik, deu um beijinho na boca de outro indivíduo do mesmo sexo que o dele (masculino, se não me engano).
Quem não deu uma de veado sendo comido pelo leão do rebaixamento foi o Santos, que no sábado ganhou de 1 a 0 do Goiás e se desgarrou da parte de baixo da tabela antes mesmo de fazer seus dois jogos atrasados, contra o Náutico e contra o Internacional. Internacional, que também no sábado não se deixou agarrar por trás pela Ponte (a coisa tá) Preta e ganhou do clube de Campinas por 3 a 1. O Atlético MG também não se deixou comer pelo Leão da Bahia, o Vitória, e arrancou um empate no estádio Barradão por 1 a 1. Seguindo a orientação da Rede Bahia de que o futebol baiano deve se unir contra os 'futebóis' de outros estados, o Baêa (que está uma "porra" MESMO) perdeu de propósito para o Fluminense, em casa, por 1 a 0, e permaneceu grudadinho com o Vitória na tabela.
Agora vejamos, analisando a tabela de classificação após a (quase) conclusão deste primeiro turno, percebemos que do 11º para baixo, todos os times estão com tendência a disputar para não cair para a segunda divisão. O Criciúma é o primeiro dessa lista com os mesmo 23 pontos de Vitória (12º) e Bahia (13º). Logo em seguida vem o Fluminense (14º), o Flamengo (15º) e o Atlético MG (16º) com 22 pontinhos. A (pizza) Portuguesa é o primeiro da zona maldita com 19 pontos, sendo seguida por São Paulo, com 18 pontos, e pela Ponte Afrodescendente (Preta), com 15 pontos e pelo Náutico, com 8 pontinhos. A diferença entre esses times de campanha magnífica até aqui pode ser contada com os dedos de uma mão.
Já pensou, o São Paulo tricampeão da Libertadores e do Mundial REBAIXADO? Já pensou o Atléticuzinho Mineiro depois de 20 anos sem ganhar nada fora o estadual de Minas Gerais conseguiu uma Libertadores sofrida este ano ser REBAIXADO, logo ESTE ANO? Já pensou o Fluminense REBAIXADO emplacando de vez o projeto "Rumo à série C de 2015"? O FLAMENGO REBAIXADO??? A maior torcida do país na SEGUNDA DIVISÃO? A venda do Pay-per-view da série B ia bater o recorde de vendas no Premiere FC. Bois é! O mar vai pegar fogo e eu vou é comer peixe assado junto com a minha pipoquinha vendo quem vai disputar o importantíssimo título da Série B do Brasileirão em 2014, com a mera coincidência de que será o ano da Copa do Mundo no Brasil.
Paolo Gutiérrez é jornalista e comentarista de futebol e MMA.
Fonte: Site Globo.com
Leia Também:
Seleção enfrenta Zâmbia e Coreia do Sul em outubro!
Copa de 2022 poderá ser no inverno!
Jogadora do Benfica faz golaço em partida de futsal!
Rivais fazem piadas com o São Paulo na internet!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário