![]() |
Foto: Getty Images |
A guilhotina veio após uma sequência em que Perez tinha bloqueado um chute de Deiveson e segurava sua perna, deixando a base do brasileiro com um pé só no chão. O paraense se equilibrou bem, tomou impulso usando a grade e promoveu uma belíssima transição projetando o tronco para o chão e saindo para uma espécie de chave de pé voadora.
Perez defendeu e o Brasileiro perdeu a posição. Quando o estadunidense tentou ficar por cima no chão em posição favorável para aplicar um ground & pound, Deiveson girou dando as costas brevemente para seu oponente, laçando o pescoço com o braço e fechando a guarda para ajustar o estrangulamento, que, no início, parecia estar folgado e que Perez conseguiria se desvencilhar.
Porém, quando tentou escapar da posição ruim, Deiveson acompanhou o movimento de postura do adversário para impedir que sua cabeça escorregasse do laço, proporcionando o bloqueio de respiração que fez Perez se render com três tapinhas, sinalizando para o árbitro sua desistência no combate. [Clique aqui e veja o vídeo da sequência na matéria do site Globo.com!]
Guilhotina é a arma preferida do Deus da Guerra
Foi a vitória de número 20 na carreira de Deiveson. Até hoje, tem apenas uma derrota, para o também brasileiro Jussier Formiga, no UFC Fightnight Thompson vs. Pettis, em 23 de março do ano passado. E venceu neste último sábado (21) com sua arma preferida na luta de chão. A guilhotina foi responsável por 5 de suas vitórias em todo seu cartel. Aliás, estrangular com os braços é sua especialidade. Além das guilhotinas, tem outras duas finalizações usando esse recurso - uma por triângulo de mão e outra por Mata-Leão.
Jiu Jitsu que foi o estilo pelo qual o "Deus da Guerra" nasceu para o MMA. Sua estreia na modalidade de combate foi com uma chave de braço em cima Aluisio Ferreira, no evento Knock Out Combat Icoaraci 3, em 17 de fevereiro de 2012.
Na luta deste último sábado (21), quase ficou em posição ruim, por baixo, o que não é recomendável para o lutador de Jiu Jitsu de MMA. Mas soube usar a velocidade e a precisão técnica que só o Jiu Jitsu proporciona no mundo dos combates, para conseguir uma vitória incrível!
Retorno rápido ao octagon
Nem mal terminou de comemorar, e Deiveson já tem compromisso marcado no UFC! Outro vencedor da noite, Brandon Moreno, que nocauteou Brandon Royval no 1º round, desafiou publicamente o "Deus da Guerra" que respondeu positivamente à provocação. A organização se apressou e acertou a luta dos dois já para o próximo dia 12 de dezembro, no UFC 256, o último evento numerado do ano. A luta marcada com somente 21 dias de antecedência é o combate mais rápido a ser marcado pelo UFC para uma disputa de cinturão em toda sua história!
![]() |
Foto: Getty Images |
O desafio verbal entre Deiveson e Brandon Moreno foi a oportunidade ideal para o UFC salvar o evento, que estava problemático, sem uma luta principal de peso. O "Deus da Guerra" e sua equipe adiaram o retorno para o Brasil e ficarão em Las Vegas fazendo por lá a preparação para a luta.
Confira os resultados do UFC 255:
CARD PRINCIPAL
CARD PRELIMINAR
Paolo Gutiérrez é jornalista e comentarista de futebol e MMA.
Fontes: Site Globo.com, Wikipédia, Google Search, site Tatame On line
Nenhum comentário:
Postar um comentário