terça-feira, 3 de novembro de 2020

BRASILEIRÃO - COMENTÁRIO RODADA 19

*Aviso Importante: se o seu time foi ofendido (com certeza) aqui nesse comentário, compra um pudim e senta em cima. Só desse jeito você terá moleza na vida! Relaxa e dá risada conosco, ou então boa gastrite para você...*

Cara, nesta 19ª rodada do Brasileirão [Clique aqui e confira a tabela completa] os deuses do futebol existem! Sim porque o Corinthians GANHAR uma partida já é um grande milagre. Ganhar do líder Internacional por 1 a 0, leva água para o Parque São Jorge que Andrés Sanches vai transformar em vinho - fácil! Finalmente o Timão conseguiram recuperar uma parte da (Neo) química com seu pomposo estádio. É o pior desempenho do alvinegro paulista jogando em casa em toda a vasta história da Arena de Itaquera (6 aninhos de idade), mas ganhou do super colorado, primeiríssimo colocado na classificação. Em tempo! Quase que o naming rights do estádio era transferido para a 'Mother Joana's House Toma Fumo ltda'.

Por isso hoje não vou sacanear o Corinthians. Mas o Inter??? Aaaaah, não posso deixar passar! Como é que perde de uma equipe que tem dificuldade de acertar um passe de 5 metros na maior parte da temporada? Que vergonha para o colorado ser derrotado por uma goleada histórica (1 a 0 para o Corinthians é goleada). Sinceramente, é um vexame imperdoável perder PRO CORINTHIANS! Se eu fosse torcedor do Internacional, a esta altura eu, com certeza, não seria torcedor do Grêmio (Huhuhuhuhuhu...). Grêmio que ganhou por 2 a 1 da fortíssima equipe do RB Bragantino. Grande vitória do tricolor gaúcho (bá).

Puxa vida, e isso que a imprensa vem tentando arrancar as bolsas escrotais dos técnicos estrangeiros da competição, insinuando que os treinadores brasileiros deveriam se internar numa versão competente do Asilo Arkham de Gotham City, porque são ultrapassados e incapazes de conseguir qualquer coisa que realmente valha a pena. E o técnico do Inter é gringo e tomou a taca nessa rodada de Vagner Mancini, que ao que tudo parece, nasceu aqui no Brasil. Ai vem Sampaoli, o técnico considerado maravilhoso pela imprensa, o super treinador compententíssimo, pós-moderno (de tão avançado que é) vai e leva o Altético Mineiro nesta rodada a... tomar a taca do Palmeiras por 3 a 0. (!!!!!)

Oxente! Cadê o tecniquíssimo argentino que deixou todos os técnicos brazucas comendo uma ração mista de feno com alfafa? O que houve? Ah então o técnico do Porco é gringo também, só pode. Peraí, o treinador do Palmeiras nesse jogo é um brasileiro (!!!!!), interino e com o apelido de Cebola? Descascar uma situação como essa é pra chorar mesmo. Ah não mas o técnico espanhol do Flamengo com certeza salvou a rodada para os estrangeiros - esses técnicos que se deslocam para os CT's de seus respectivos times com o Dulorean voador para treiná-los com as ideias que colhem lá do futuro.

PeraÊ! O Flamengo tomou de 4 a 1 para o São Paulo???? Ah não! Caramba! Mas o técnico do São Paulo é brasileiro também! Alguém me explica o que foi que aconteceu com esses treinadores importados do Olimpo da vanguarda mundial da tática do futebol (essa localizada em qualquer lugar que não seja o Brasil) nesta rodada? Devem estar perto de menstruar e isso atrapalhou. Sim, só pode ser isso, uma TPM daquelas bem violentas. Mas rapaaaz! Vivo dizendo aqui que o rubro-negro carioca é o melhor time do Brasil e toma de 4 (os jogadores dizem que não, mas lá NO FUNDO isso deve ter doído, Huhuhuhuhuhuhuhuhuhu...).

Como diria o narrador que me apresentou o lado lúdico do futebol quando eu era criança, Sílvio Luis, que é que eu vou dizer lá em casa? Nem posso sacanear o São Paulo neste comentário, depois de um baile desses, onde até o goleiro deu assistência para gol. Parabéns para o Bambizão pelo placar extra large. (Huhuhuhuhuhu...)    

Mas o Flamengo está aliviado porque, no fim das contas, podia ser pior. Imagina ser um rubro-negro chamado Athlético Paranaense e perder do Sport por 1 a 0, com gol de Thiago Neves - o cracaço que abriu o caminho para o Cruzeiro a tentar o título inédito da Série C do Brasileirão. Seria tripudiar de um time pensar uma situação assim. Podia ser pior ainda! Imagina você ser o Fortaleza e perder de um time que se orgulha de subir da terceira divisão direto para a primeira, por exemplo, tomar de 1 a 0 para o Fluminense. Isso seria o fim!

Falando em time cearense, imagina você ser o Ceará e perder por 2 a 2 para o Botafogo. Sim porque não ganhar do Botafogo quando até o Cuiabá consegue, pela Copa do Brasil, é pra decretar falência - como o presidente do Botafogo declarou sobre o próprio time ai outro dia. Seria quase o mesmo mico (leão dourado macho alfa) se seu time se chamasse Atlético Goianiense e conseguisse tomar de 1 a 0 para o Coritiba. São resultados dignos de cometer o suicídio pulando do alto da sola de uma sandália Havaianas usada.

Pior para o Baêa "minha pô**a" que cometeu um erro grave. Foi rezar para todos os santos e perdeu de 3 a 1 para... o Santos. Podia jogar bola, era mais útil do que contar com a sorte. Foi a partida para o brilho do Peixe na Vila, mas o destaque do jogo vai para o Frango (com "f" maiúsculo) que o goleiro Douglas do Bahia sofreu, enterrando as chances do time para algo menos pior no placar. Mano, não foi o dia do goleirão baiano (até porque o jogo foi à noite)! Até Marinho fez gol na partida. Pensa ai. (Huhuhuhuhuhuhuhuhu...)

E em último lugar o empate em 1 a 1 entre o Vasco e o Lanterna Goiás. Jogão valendo a ponta da tabela. A ponta de baixo, mas isso é só um detalhe mínimo. Foi notável o esforço do Vascuzão, se empenhando ao máximo para conseguir fingir que era pior do que o pior time de todo o Campeonato Brasileiro. O resultado só podia ser um empate mesmo. Foi tão bem fingido por parte do time carioca, que o Goiás até mereceu marcar o segundo gol, muito mais do que o Vasco. 

Óscar de melhor fingimento de um time que joga futebol para o Cruzmaltino.

Paolo Gutiérrez é jornalista e comentarista de futebol e MMA.

Fontes: Site Globo.com (e minha cabeça cretina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário