sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Tite convoca a seleção para amistosos de outubro!

Foto: Sergio Moraes/Reuters
Tite na convocação anterior
Rio de Janeiro (RJ) - Hoje (20), desde as 11h (Brasília), o técnico da seleção brasileira de futebol, Adenor Leonardo Bachi, o Tite, anunciou oficialmente os convocados para os amistosos de outubro. Serão dois jogos contra a Nigéria e Senegal, nos dias 10 e 13 de outubro, em Singapura. O aguardado anúncio aconteceu na sede da Confederação Brasileira de Futebol, CBF.

A expectativa era de que entre os jogadores em atuação no Brasil o técnico chame apenas um por time, para não prejudicar o Campeonato Brasileiro, porém, dois jogadores do Grêmio e dois do Flamengo foram chamados. Apontado por especialistas da grande imprensa esportiva como um erro no nosso calendário, nossas competições não param nessas ocasiões chamadas de 'data Fifa'.

Confira a lista de convocados:

Goleiros: Ederson (Manchester City), Santos (Athlético Paranaense), Weverton (Palmeiras)

Laterais: Daniel Alves (São Paulo), Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus) e Renan Lodi (Atlético de Madrid)

Zagueiros: Eder Militão (Real Madrid), Rodrigo Caio (Flamengo), Tiago Silva e Marquinhos (PSG)

Meias: Arthur (Barcelona), Fabinho (Liverpool), Lucas Paquetá (Milan), Philippe Coutinho (Bayern de Munique), Casemiro (Real Madrid) e Matheus Henrique (Grêmio)

Atacantes: Gabriel Barbosa (Flamengo), Neymar (PSG), Gabriel Jesus (Manchester City), Roberto Firmino (Liverpool), Richarlison (Everton) e Éverton Cebolinha (Grêmio)

Opinião deste blog

Se já tinha quebrado a orientação anterior de não convocar mais de um jogador por time no caso dos jogadores que atuam no Brasil, porque não convocou Bruno Henrique (no lugar de Richarlison, por exemplo) e aproveitou para experimentar a dupla de ataque do Flamengo, que anda tão encantadora aos olhos da crítica?

Na linha de questionamento, por que chamar o goleiro do Palmeiras? Falhou recentemente em jogos decisivos do Palmeiras e não mereceria uma chance agora. Por onde anda o antigo milagreiro do Grêmio, Marcelo Grhoe? Está tão mal assim que nunca merecerá uma chance?

Rodrigo Caio é um zagueiro tão bom assim para merecer outra chance na seleção? Não terá subido de produção porque o Flamengo melhorou o setor defensivo com 3 jogadores de alto gabarito recentemente? A imprensa e o público em geral parece ter um amor infinito por esse jogador, bastando ele se destacar minimamente para virar o super zagueiro inquestionável. Por que não Gil, do Corinthians, zagueiro líder da melhor defesa do Brasileirão, por exemplo?

Rodrigo já jogou no São Paulo e o time tomava muitos gols com ele liderando a defesa. No Flamengo, enquanto ele era o principal nome da zaga, o time também tomava muitos gols, até a chegada de Gerson na cabeça de área, Felipe Luis na lateral esquerda, Rafinha na lateral direita e o zagueiro espanhol Pablo Marí. Também nas seleções de base, Rodrigo Caio não ia tão bem, os times tomavam muitos gols.

Resultados ruins pressionam

Nos dois últimos amistosos, o Brasil tropeçou empatando com a Colômbia e perdendo para o Peru, o que coloca dúvidas na opinião geral sobre o trabalho de Tite como comandante da seleção. Por isso, a convocação de hoje chama a atenção de todos os críticos e para o treinador é importante que a lista convença - tanto quanto será importante o time apresentar um futebol convincente nos dois jogos.



Paolo Gutiérrez é jornalista e comentarista de futebol e MMA.

Fontes: Site Globo.com, programação Fox Sports e programação Sportv.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário