terça-feira, 8 de dezembro de 2020

BRASILEIRÃO - COMENTÁRIO DA RODADA 24



*Aviso Importante: eu não tenho respeito por minha própria inteligência, quem dirá por seu time!* 

Bom, segundo a imprensa técnico brasileiro é tudo ultrapassado, e com certeza agora Jorge Sampaoli está na liderança junto com o Atlético Mineiro, time que repousa serenamente sobre a graça do conceito mais que pós-moderno de futebol do técnico argentino. Deve estar tantos pontos à frente do segundo colocado que já na próxima rodada tá arriscado a levar o título matematicamente e... pera lá! O líder é o São Paulo, até mesmo antes deste último 1 a 0 sobre o Sport?! Com um jogo a menos que o Atlético Mineiro???? E o técnico é Fernando Diniz, um BRA-SI-LEI-RO!??? Né possível não, gente! [Clique aqui e confira a tabela do Brasilierão!]

A imprensa garantiu que os técnicos brasileiros estavam todos defasados em relação a técnicos estrangeiros como Sampaoli, que, aliás, está tão à frente de nossa época que chega para treinar o time do Galo descendo dos céus em sua máquina do tempo da Corporação Cápsula. Ele que mora lá no futuro e é amicíssimo dos androides 17 e 18 de Dragon Ball Z, trouxe o remédio para Goku não morrer do coração e tudo mais. (Huhuhuhuhuhuhuhu...)

Mas pelo menos o Atlético Mineiro do avançadíssimo Sampaoli, que veio aqui para dar aula aos técnicos brasileiros - a CBF deve até estar organizando um Wok Shop (para o qual Renato Gaúcho vai faltar por estar comemorando na praia a vitória de 4 a 0 do Grêmio sobre o Vasco) - deve ter goleado o Internacional, que é treinado por um técnico símbolo de todo o atraso da mentalidade do nosso futebol, Abel Braga, se formos pela lógica da nossa sábia imprensa esportiva nacional. Técnico que além de nem poder ficar à beira do campo por ter testado positivo para Covid é brasileiro. 

Com certeza Sampaoli humilhou o Inter nessa rodada. Deixa eu ver aqui se chegou a fazer 10 a 0. O quê?! Atlético MG e Internacional empataram em 2 a 2??? Tem algo muito errado aqui. Já sei! Sampaoli está deixando Bambi chegar na frente para dar emoção ao campeonato. Se não ia ficar muito chato! É verdade deve ser isso! (Huhuhuhuhuhuhu...) Pensa ai, ficaria tão chato quanto a goleada por 0 a 0 que o Corinthians aplicou no Fortaleza. O campeonato ia perder em emoção, um campeonato sem qualidade de futebol do meio pra frente. Ia perder audiência de forma brutal, certamente. 

Tudo bem, sejamos solidários com o Timão. Afinal está indo a campo toda partida com vários jogadores a menos. Sejamos humanos e discretos, e não falemos isso de Luan. Vamos preservar o nome dele dessa maldade sem tamanho. Vamos fazer que nem o Flamengo, que estendeu a mão para o Botafogo e o derrotou apenas por 1 a 0. São exemplos assim que me fazem acreditar que o ser humano ainda tem jeito - de sumir do planeta de uma vez por todas.

Ou o Palmeiras, que, dirigido agora também por um moderno técnico europeu e português, também aderiu ao esquema de Sampaoli de não sair ganhando tudo em cima dos pobres técnicos brasileiros, que não sabem nada do futebol atualizado e futurístico, e deixar o campeonato mais emocionante. E nessa o Verdão empatou em 2 a 2 contra o Sardinhas... ops, desculpem, contra o Santos, por pura compaixão do técnico Cuca, outro que teve a infelicidade de nascer no Brasil, esse país onde nenhum técnico entende de futebol tanto quanto os estrangeiros. Aliás, não sei porque a CBF já não demitiu Tite para contratar Sá Pinto lá do Vasco. Mistérios da Mente Humana (sábado, no Discovery Channel).

Os técnicos daqui do país estão no Brasileirão para disputar quem consegue fazer um time jogar pior. Veja o Coritiba com o RB Brasil, nessa disputa de foice a menos de um centímetro entre os concorrentes, eles conseguiram não provocar nenhum corte um no outro. E assim, mais um melancólico 0 a 0 se estabeleceu na rodada, provando que a imprensa está certa, o futebol brasileiro morreu de desgosto ao esperar desse jogo (e do Corinthians com o Fortaleza) algum golzinho. Nem que fosse na cagada, com a bola batendo na canela e entrando sem querer em algum frango tamanho peru de natal de um dos dois goleiros.

Vejam o exemplo do Baêa "minha pôxa". Colaborou com a média de gols do campeonato e tomou logo outra taca de 2 a 0, desta vez para o poderoso Ceará. Melhor que ele, só a brisinha do Athlético Paranaense - que tem o curioso apelido de 'Furacão' (esse povo é zueira demais! Huhuhuhuhu...) - que tomou logo de 3 a 1 do FluminenC. Parabéns aos dois! Continuem assim! Esse é o verdadeiro espírito do futebol brasileiro - todo mundo ataca e ninguém defende, time bom é o que vai para cima e toma vários gols para os comentaristas ficarem satisfeitos com as partidas que comentam.

E em último lugar, cara, o Goiás GANHOU MAIS UMA! Ganhou, man! Foi um belíssimo 1 a 0! Tudo bem que foi contra o Atlético Goianiense, uma equipe que nem do Timão conseguiu ganhar (tudo bem que teve um pênalti mais duvidoso que idoneidade de deputado federal, mas foi vergonha mesmo assim). Olha pra isso, o Goiás ali na lanterna está com 19 pontos. Se fizer mais um conseguirá chegar à marca dos 20, Só precisa de mais um empatezinho e ainda faltam 14 rodadas. Força, Esmeraldino! Você chega lá!

E não fica triste por disputar a segunda divisão no ano que vem! É só contratar Sampaoli na próxima temporada, que você vai ser campeão.

Paolo Gutiérrez é jornalista e comentarista de futebol e MMA.

Fontes: site Globo.com e... eu diria meu cérebro, se eu tivesse um (Huhuhuhuhuhu...)  


Nenhum comentário:

Postar um comentário