quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

O QUE ESPERAR DO BODE PARA A TEMPORADA 2021?


Ederlane em conversa com o elenco do Bode
Foto: Ascom ECPP-VC
Vitória da Conquista (Ba) - O Esporte Clube Primeiro Passo (ECPP-VC), o Bode, já se reapresentou para a temporada 2021, nesta última segunda (18), de acordo com sua Assessoria de Comunicação. Como novidades, o novo treinador, Luiz Gabardo Júnior, em lugar do icônico Elias Borges, e também um novo preparador físico, Rafael Barbosa. Além deles, 3 jogadores foram contratados desde a aposentadoria, em dezembro do ano passado, do ídolo da torcida, o atacante Tatu, maior artilheiro da história do clube com 55 gols em 90 jogos.

O meia Guto, de 22 anos, o lateral esquerdo Alex Lagamar, de 24 anos, e o jovem zagueiro Sávio Maciel, de 21 anos. Hoje (20), a nova comissão técnica realizou o primeiro treino do ano com os seguintes jogadores: goleiros Netto e Juninho; os zagueiros Breno, Vinicius Bonfati, Sávio e Sílvio; o lateral esquerdo Alex Lagamar; os volantes Fagner, Rodrigo e Matheus Chaves; os meias Guto, Kleber, Maradona e Natan; além dos atacantes Leo, Andrei e Luan.

Os jogadores foram recepcionados pelo presidente do clube, Ederlane Amorim, que conversou com os atletas sobre as metas do clube para a nova temporada, na segunda (18). O novo técnico só pôde chagar ontem e hoje já comandou o primeiro treino. O primeiro compromisso oficial do Bode já está marcado, será contra o time do Doce Mel, de Ipiaú, no dia 21 de fevereiro, em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Baiano de 2021. (confira abaixo a tabela do ECPP-VC na primeira fase do Baianão!)  

Mas, o que podemos esperar do clube este ano? Quais as perspectivas do time na temporada? É difícil dizer, mas verificando os últimos eventos desde a desclassificação do time nas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro da temporada passada, em dezembro, para o Salgueiro, após sofrer uma goleada por 4 a 0 no jogo decisivo, podemos esperar uma equipe teoricamente mais forte para os desafios deste ano. A começar pelo comando técnico.

Novo técnico do Bode
Imagem: Ascom ECPP-VC
O novo treinador, segundo a Ascom ECPP-VC, foi um dos auxiliares de Renato Gaúcho no gigante de Porto Alegre, o Grêmio, em 2018. No Tricolor Gaúcho trabalhou por 15 anos com as categorias de base antes de compor a comissão técnica no profissional. Como treinador, tem passagens por mais 3 clubes e alta qualificação acadêmica. É formado em Educação Física e pós-graduado com especialização em Futsal e Futebol pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Além disso, possui curso de formação como técnico pelo Sindicato dos Treinadores Profissionais do Rio Grande do Sul. Também em seu currículo o curso de treinadores da CBF Academy, possuindo da entidade uma Licença do tipo B. Segundo a Ascom ECPP-VC, o técnico já está matriculado para conseguir da entidade máxima do futebol brasileiro a licença A.

Também o novo preparador físico do Bode chega com currículo qualificado para exercer sua função. Rafael Barbosa tem mestrado em Treinamento de Alto Rendimento no Futebol pela Universidade do Porto, em Portugal. Teria trabalhado junto ao atual técnico do América de Minas, Lisca, quando este comandou o Juventude no acesso à Série C do Brasileirão, entre 2012 e 2013.

No finalzinho do ano passado, a diretoria do clube anunciou que renovou a parceira com a empresa Tubos Kep, uma das fontes de patrocínio que ajudaram o clube no ano passado. Como novos jogadores, uma comissão técnica de alta qualificação e com a manutenção de parceiros financeiros recentes, a tendência, na opinião deste blog, é que o ECPP-VC consiga apresentar um rendimentos geral acima do que foi verificado no ano passado, quando conseguiu fazer história ao se classificar pela primeira vez para as oitavas de final da Série D do Brasileirão.

Imagina-se também que com alguma vacinação em andamento, o clube possa sofrer menos com desfalques decorrentes da Covid-19, um fator que complicou bastante a vida do time em momentos importantes da temporada passada. Na disputa da Série D, por exemplo, o time chegou a ter 9 desfalques para jogos decisivos, atingindo em cheio a escalação titular, tendo este fato prejudicado muito a evolução do clube na competição.

Os cuidados para diminuir a possibilidade de contágio por corona vírus vão da manutenção do protocolo de segurança sanitária, proibindo o acesso da torcida aos jogos e ao clube em geral ao cuidado com o contato de jogadores e comissão técnica com a imprensa. Hoje (20) a Ascom divulgou nota esclarecendo as regras para o acompanhamento do time por parte dos veículos de comunicação. Em destaque, um controle bem rígido ao acesso de repórteres aos treinos e toda uma série de cuidados com a concessão de entrevistas, proibidas pelo clube para as rádios por conta da proximidade necessária para a realização das mesmas.  

Equipes de TV terão acesso a entrevistar jogadores em horários e locais separados pela Ascom ECPP-VC, exigindo a utilização de máscaras por parte dos jornalistas e cinegrafistas, distância mínima para evitar proximidade e o fornecimentos de microfones separados para entrevistados e entrevistadores.

Ao torcedor e à crítica em geral resta aguardar para ver se esse potencial que no papel se mostra muito bom será revertido em bons resultados dentro de campo. O Rei da Bahia FC continuará neste ano acompanhando em Tempo Real as principais partidas do Bode e deseja ao clube conquistense toda a sorte nesta jornada que se iniciou esta semana.

Paolo Gutiérrez é jornalista e comentarista de futebol e MMA.

Fontes: Ascom ECPP-VC e Wikipédia.        




Tabela do Bode no Baianão!
As datas dos demais jogos ainda não foram definidas
Imagem: Ascom ECPP-VC


Nenhum comentário:

Postar um comentário