![]() |
Réver e Ronaldinho Gaúcho (sem camisa) comemoram título inédito do Galo |
Se levarmos em conta que o São Paulo é o campeão da última edição da Copa Sulamericana (segundo maior torneio do continente) e o Corinthians é o atual campeão da Recopa Sualemricana (tira-teima entre os campeões da Libertadores e da Sulamericana da temporada anterior, que geralmente rende ao vencedor a liderança do ranking da Conmebol na temporada atual), percebemos um início de hegemonia das equipes brasileiras nas competições internacionais mais importantes de toda a América.
Conseguirão reagir os times argentinos - em especial os maiores vencedores: Independiente (7) Boca Júniors (6) e Estudiantes (4)? Só o tempo dirá, mas a atual fase dos times por aqui aponta que, pelo menos a próxima edição terá os brasileiros novamente como favoritos, salvo qualquer mudança que a Confederação Sulamericana de Futebol (Conmebol) faça para mudar esse quadro fora de campo - a entidade chegou a cogitar recentemente a participação de apenas um ou dois times por país, e ainda pode haver modificações por conta da reclamação dos clubes brasileiros, insatisfeitos com arbitragem, critérios para punição dos clubes e premiações.
O Atlético MG, atual campeão do continente, sofrido e merecido, tem agora o Mundial de Clubes da FIFA pela frente, a ser disputado no Marrocos, entre os dias 11 e 21 dezembro. Se conseguir passar pelas semifinais (e tem tudo para isso), muito provavelmente terá o poderoso Bayern de Munquie da Alemanha, equipe que venceu todas as competições que disputou na temporada e que é apontada como a melhor do mundo atualmente.
Assim como o Corinthians em 2012, o Galo tem sobre suas costas o peso de defender a América do Sul da hegemonia europeia no mundial de clubes. Nas 6 últimas edições, o vencedor da Liga dos Campeões só não venceu no ano passado, quando o Corinthians venceu o Chelsea da Inglaterra por 1 a 0. É difícil mas não é impossível! A única certeza que temos, por enquanto, é que em dezembro poderemos ter mais um grande jogo para marcar a história do futebol mundial. Valerá a pena conferir!
Paolo Gutiérrez é jornalista e comentarista de futebol e MMA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário