sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Fonte Nova fecha janeiro com 51% da obra concluída

Salvador (Ba) - As obras da Arena Fonte Nova seguem a todo vapor. De acordo com o consórcio que administra a construção, na próxima terça-feira, último dia do mês de janeiro, a Arena chega a 51% de concluída. As obras começaram em setembro de 2010. Já foram finalizadas as etapas de demolição, reciclagem do concreto, terraplanagem e fundações da arena.

No momento, estão sendo executados os serviços de montagem da superestrutura da arena, com a colocação de pilares, vigas e lajes. Em dezembro teve início a colocação das primeiras vigas jacaré (que apoiam as arquibancadas), e também os primeiros lances de arquibancadas, no setor leste.

No total serão utilizados na obra 45 mil m³ de concreto, sendo 14 mil m³ em peças de pré-moldados e 31 mil m³ em peças moldadas no próprio canteiro de obras. 2.100 trabalhadores (administrativo, operários e terceirizados) trabalham na obra neste momento, a previsão é que em fevereiro, este número chegue a 2.400 trabalhadores.

No mês de abril, a Arena deve começar a receber a estrutura metálica da cobertura do estádio. Ainda de acordo com o consórcio, está previsto para outubro o início da instalação dos assentos das arquibancadas e do campo de futebol. Em dezembro estão previstas a instalação do gramado e a entrega da obra à sociedade.

Salvador corre contra o tempo para ser confirmada em junho como cidade-sede da Copa das Confederações de 2013. Na visita feita ao estádio, em janeiro, o secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, elogiou o andamento das obras e disse que acredita que Salvador estará nesse evento teste para o Mundial de 2014.

Centro de visitação e mirante

No começo de janeiro, foi lançado o centro de visitação da Arena Fonte Nova, abrindo as portas da obra para o público. O espaço de 98m² é uma espécie de embrião do futuro museu do futebol baiano. É possível relembrar através de fotos e vídeos histórias da velha Fonte Nova, que funcionou de 1951 até 2007. O destaque do local é o mirante, de onde é possível acompanhar o andamento das obras.

Fonte: Matéria pescada e editada da Globo.com

Estádio Arena Fonte Nova em construção

Nenhum comentário:

Postar um comentário